Diet, Light, sem Açúcar
top of page

Diet, Light, sem Açúcar


Estes palavras são modas. Pode achar nas muitas matérias de publicidades, nos rótulos dos alimentos, etc.

Mas pouca gente conhece de verdade o que significa isso e o que haver por trás disso.

O uso da palavra Diet, Light no alimento é regulamentado pela ANVISA, e por isso não pode colocar estas palavras na embalagem sem critério.

O Diet, segundo ANVISA “Os alimentos para fins especiais são aqueles especialmente formulados ou processados, nos quais se realizam modificações no conteúdo de nutriente a fim de atender às necessidades nutricionais de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas, como por exemplo, diabéticos e hipertensos.”

Ou seja não há relação direto com o emagrecimento ou a manutenção da saúde.

Quem consome este tipo de produto precisa saber qual é o objetivo, se não paga caro e normalmente o produto é menos gostoso, acaba sendo apenas consumir a imagem do produto.

O Light, segundo ANVISA “O termo light é um tipo de INC, e é sinônimo de “reduzido”. Assim, para ele ser usado no rótulo de algum alimento, sua composição deve atender aos requisitos estabelecidos na Resolução RDC n. 54/2012 para uso da Informação Nutricional Complementar (INC) comparativa “reduzido” em determinado nutriente.”

A redução precisa ser no mínimo 25%. E precisa informar qual nutriente é reduzido tais como açúcar, caloria, sódio etc.

Então o produto light parece ser mais saudável não é?

Pare!! Não é tão simples assim. Por traz da redução de uma coisa, sempre tem acréscimo ou substituição de ingrediente. Se não, vai ter o desequilibro do sabor ou a redução da validade.

Por exemplo, caso da geleia, vou reduzir o açúcar. A doçura cai, então acrescentar o adoçante.

O açúcar na verdade além de dar o sabor doce, ele é conservante. Se reduzir tanto o açúcar precisa acrescentar o conservante também. Se não o processo da fabricação fica crítica. A esterilização normal é insuficiente para garantir a segurança do alimento. Também tem haver a validade pós aberto. Caso não acrescentar o conservante, mesmo colocando na geladeira, a deterioração é rápida. Por isso além do adoçante, muitas vezes precisa acrescentar o conservante no produto light e Diet. Fique atento no rótulo.

O adoçante e o conservante são mais saudáveis do que açúcar?

Reduziu açúcar mas não aumentou gordura ou sódio?

E a caloria? Reduziu significativamente?

Este é o ponto que você precisa avariar.

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

Um pouco sobre a nossa geléia.

O Brix (Sólidos solúveis) ou pode dizer em modo bruto "a doçura" da nossa geleia é 55%. Este valor é relativamente baixo no padrão brasileiro. Ou seja menos doce. Mas realça o sabor da fruta se usar a materia prima boa. E a doçura que não perde a característica de "Conserva". Ou seja não precisa acrescentar o conservante.

Resumindo, um produto equilibrado.

Nós não fabricamos Light, Diet.

Por razão de não conseguir achar o fornecedor de matéria prima que vende pequena quantidade.

Mas não só por causa disso, será que o produto ajuda o cliente de verdade?

Tags:

Postes em Destaque
Último Poste
Postes Resentes
Arquivo
Procura peloTags
Siga nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page