Diet, Light, sem Açúcar
Estes palavras são modas. Pode achar nas muitas matérias de publicidades, nos rótulos dos alimentos, etc.
Mas pouca gente conhece de verdade o que significa isso e o que haver por trás disso.
O uso da palavra Diet, Light no alimento é regulamentado pela ANVISA, e por isso não pode colocar estas palavras na embalagem sem critério.
O Diet, segundo ANVISA “Os alimentos para fins especiais são aqueles especialmente formulados ou processados, nos quais se realizam modificações no conteúdo de nutriente a fim de atender às necessidades nutricionais de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas, como por exemplo, diabéticos e hipertensos.”
Ou seja não há relação direto com o emagrecimento ou a manutenção da saúde.
Quem consome este tipo de produto precisa saber qual é o objetivo, se não paga caro e normalmente o produto é menos gostoso, acaba sendo apenas consumir a imagem do produto.
O Light, segundo ANVISA “O termo light é um tipo de INC, e é sinônimo de “reduzido”. Assim, para ele ser usado no rótulo de algum alimento, sua composição deve atender aos requisitos estabelecidos na Resolução RDC n. 54/2012 para uso da Informação Nutricional Complementar (INC) comparativa “reduzido” em determinado nutriente.”
A redução precisa ser no mínimo 25%. E precisa informar qual nutriente é reduzido tais como açúcar, caloria, sódio etc.
Então o produto light parece ser mais saudável não é?
Pare!! Não é tão simples assim. Por traz da redução de uma coisa, sempre tem acréscimo ou substituição de ingrediente. Se não, vai ter o desequilibro do sabor ou a redução da validade.
Por exemplo, caso da geleia, vou reduzir o açúcar. A doçura cai, então acrescentar o adoçante.
O açúcar na verdade além de dar o sabor doce, ele é conservante. Se reduzir tanto o açúcar precisa acrescentar o conservante também. Se não o processo da fabricação fica crítica. A esterilização normal é insuficiente para garantir a segurança do alimento. Também tem haver a validade pós aberto. Caso não acrescentar o conservante, mesmo colocando na geladeira, a deterioração é rápida. Por isso além do adoçante, muitas vezes precisa acrescentar o conservante no produto light e Diet. Fique atento no rótulo.
O adoçante e o conservante são mais saudáveis do que açúcar?
Reduziu açúcar mas não aumentou gordura ou sódio?
E a caloria? Reduziu significativamente?
Este é o ponto que você precisa avariar.
-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-
Um pouco sobre a nossa geléia.
O Brix (Sólidos solúveis) ou pode dizer em modo bruto "a doçura" da nossa geleia é 55%. Este valor é relativamente baixo no padrão brasileiro. Ou seja menos doce. Mas realça o sabor da fruta se usar a materia prima boa. E a doçura que não perde a característica de "Conserva". Ou seja não precisa acrescentar o conservante.
Resumindo, um produto equilibrado.
Nós não fabricamos Light, Diet.
Por razão de não conseguir achar o fornecedor de matéria prima que vende pequena quantidade.
Mas não só por causa disso, será que o produto ajuda o cliente de verdade?