FISPAL Tecnologia
top of page

FISPAL Tecnologia

Ontem fui a feira de negocios "31º FISPAL Tecnologia" Para quem não conhece esta feira é destinada para indústria de alimentos, setor de automação, embalagem etc..

O meu motivo de visita é encontrar a novidade para melhoria de todo processo dentro da nossa agroindústria.

O local é o pavilhão do Anhembi que é muito grande mas estava todo ocupado e cheio de visitantes. Pela aparência não tinha crise nenhum.

Eu já participo neste evento anual há pelo menos 6, 7 anos.

O que eu percebi este ano é a evolução tecnologica muito expresiva no setor de indústria de alimentos. Quando começei participar, a construção da maioria dos equipamentos eram brutas e pouca sofisticação. E tinha equipamentos pequenos que atenderia a necessidade dos pequenos estabelecimentos.

Mas últimos anos os equipamentos receberam bestante sofisticação e tinha a presença de multinacionais cada vez mais.

Resultado; equipamento grande caro, fabricante grande, encher de olho mas pouquissima coisa alcance de min.

Analisando, como o custo de exposição deve ser bastante caro, pode ser que houve peneiramento dos peqenos fabricantes e só ficou o do porte grande.

Mas estou achando que no brasil, é muito difícil manter pequena fábrica artesanal legalmente por causa do custo da burocracia. Já que com a escala de produção pequena não consegue diluir estas despesas fixas.

Aqui um exemplo, o embalador semi automático mais simples que tem, consegue embalar 5.000 pacote por dia com o único operador. Se embalar com este equipamento a minha "Passas mistas" de 100g seria 500kg de produto "por dia". Certo? Acontece que em "um mês" de trabalho intenso com três pessoas consegui fazer 350kg de maçã seca só! E ainda vender 5.000 pacote desta é um sonho por enquanto.

Eu gostaria de crescer como se fosse subindo a rampa. Mas analisando questão fiscal, mercado dos equipamentos, mercado de embalagens, exsiste o porte mínimo que é grande. Ou seja exsiste um degrau alto entre o porte artesanal informal para pequena fábrica formal.

Desafio é tanto.

Tags:

Postes em Destaque
Último Poste
Postes Resentes
Arquivo
Procura peloTags
Siga nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page